Auditores de controle externo do Tribunal de Contas são homenageados na ALE

                   Deputado Léo Moraes foi autor da solenidade em reconhecimento aos agentes públicos do Tribunal de Contas de Rondônia

 

Proposta pelo deputado Léo Moraes (Podemos), a Sessão Solene em homenagem aos auditores de controle externo do Tribunal de Constas de Rondônia aconteceu nesta segunda-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa. A homenagem foi alusiva ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, celebrado no dia 27 de abril.

Léo Moraes iniciou a solenidade dando boas vindas a todos e ressaltou que a homenagem teve como objetivo confraternizar e valorizar o auditor de controle externo. O deputado enalteceu o trabalho dos órgãos de controle e disse que, “promover a valorização desse agente público, é indispensável para o resgate dos órgãos de fiscalização e instrução dos Tribunais de Contas”.

Ao celebrarmos o auditor de controle externo e promovermos a valorização desse agente público, daremos um passo indispensável para o resgate dos órgãos de fiscalização e instrução dos Tribunais de Contas.

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TC), conselheiro Edilson de Souza Silva saudou seus colegas de trabalho e contou sua trajetória de vida até chegar a condição de presidente do órgão do qual se referiu como “fiscal da rigidez e guardião do dinheiro público”.

Segundo Silva, o Tribunal de Contas atua para garantir que o serviço administrativo possa ser praticado com excelência e a sociedade atendida. O presidente do TC-RO afirmou que ter a tarefa de declarar legitimidade do gasto público tem um preço, “que é o desgaste que sofremos nas instituições e na sociedade, mas essa é a nossa obrigação, nosso dever”.

Ele encerrou agradecendo o deputado Léo Moraes pela honraria dedicada as pessoas que fazem acontecer o controle externo de Rondônia. Léo Moraes parabenizou o presidente pelo comprometimento com que vem atuando à frente ao órgão.

O vice-presidente do TC, conselheiro Valdivino Crispim de Sousa agradeceu o deputado pela homenagem proposta e relatou seu início dentro do órgão, em 1986. Sousa disse se sentir representante dos fatos históricos do Tribunal de Contas, assim como todos que passaram pelo órgão, os quais definiu como “parceiros do desenvolvimento de Rondônia”.

Tiago Nogueira, procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas, explanou sobre a carreira de auditor de controle externo, profissional que, segundo ele, é o primeiro a tomar conhecimento e fiscalizar os atos praticados do Poder Público e a identificar os erros. Disse ser um trabalho realizado com equilíbrio, “e que não atua só de forma repressiva, mas também preventiva, orientando o gestor”.

Nogueira parabenizou todos os profissionais da área pela homenagem prestada pelo deputado Léo Moraes a quem ele agradeceu a honra.

Representando a OAB-RO, o secretário-geral Márcio Nogueira, falou de gratidão enquanto rondoniense, pois, segundo ele, “muito do que há de bom na administração pública de Rondônia se deve a esses guerreiros silenciosos”. Márcio destacou a atuação de importantes nomes de membros do TC e enalteceu a dedicação com que contribuíram com o Estado à frente de uma missão grandiosa que é o de atuar como auditores de controle externo.

O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas, Bruno Piana, destacou o papel dos auditores na fiscalização para garantir a eficiência da arrecadação e disse se tratar de uma profissão dona de uma tarefa árdua. Segundo ele, a sociedade precisa conhecer mais o trabalho exercido pelos auditores. Piana também falou de equiparação e destacou que a profissão precisa estar em nível de carreira de Estado.

Presidente do Sindicontrole, Hermes Murilo Melo, agradeceu ao deputado Léo Moraes pelo reconhecimento a carreira de auditor de controle externo e parabenizou o presidente Edilson de Souza Silva e demais membros da diretoria e servidores do Tribunal de Contas pela dedicação empenhada nas ações do órgão.

Após os pronunciamentos, um vídeo institucional do TC foi apresentado sobre as funções distintas e exclusivas dos auditores de controle externo. Posterior ao vídeo, o deputado Léo Moraes concedeu a palavra a servidores do órgão.

O auditor, José Carlos Colares falou de desvalorização profissional e deterioração salarial, porém, ressaltou que, hoje, o Tribunal de Contas tem uma presidência de diálogo. Ele apresentou uma proposta com premissas que, segundo ele, visam à recuperação histórica dos vencimentos da classe.

O ex-secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas, José Luiz do Nascimento, agradeceu o deputado pela homenagem e o parabenizou pela iniciativa. Emocionado, Zé Luiz, como é conhecido, disse do orgulho de fazer parte da história e da família Tribunal de Contas. Um a um, destacou o carinho, a admiração e o respeito pelos colegas com quem trabalhou por anos e que, segundo ele, ajudaram a construir a história do órgão.

Zé Luiz destacou que o Tribunal de Contas de Rondônia é um tribunal de vanguarda, considerado, nos últimos seis anos, um dos melhores tribunais do Brasil. De acordo com o ex-secretário, a projeção nacional se deve muito ao atual presidente, conselheiro Edilson Silva, ao vice-presidente, conselheiro Crispim e demais membros da diretoria do órgão.

Após os pronunciamentos, o deputado Léo Moraes fez a entrega das homenagens e em seguida, encerrou a solenidade agradecendo a presença de todos e parabenizando os homenageados.

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins

Foto: Ana Célia

Fotos:

Auditores de controle externo do Tribunal de Contas sao homenageados na ALE-28Mai18-Ana Celia-Decom-ALE-RO -19